CRAS

CRAS
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PONTE ALTA DO NORTE - SC

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CURSO DE ARTESANATO EM CROCHÊ

Foi realizado no mês de abril o Curso de Artesanato em Crochê em parceria com a AMOSC - SAGA ,onde mulheres beneficiárias do CRAS e seus programas, aprenderam a confeccionar artesanato em crochê, tapetes de barbante, toalhinhas, trilhos de mesa, barrados em panos de louça, entre outros artesanatos. O Curso foi realizado no Auditório de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social do município,perfazendo um total de 40 horas de curso.









CURSO DE EMBUTIDOS SUÍNOS



O curso de embutidos suínos foi realizado no mês de abril do corrente ano,em parceria com a Escola de Educação Básica Frei Rogério, através do Programa Escola Aberta; com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e com total apoio da Senhora Lea Schimidth e família que gentilmente nos cederam sua casa de festas familiares para a realização do referido curso. O curso em questão nos foi proporcionado pelo SENAR onde participaram do mesmo mulheres beneficiárias dos programas do CRAS e da comunidade em geral. Nesse curso as participantes aprenderam a confeccionar linguiças, linguicinhas, torresmo, bacon entre outros produtos confeccionados com carne suína.













CURSO DE BISCUIT PARA MULHERES

O Curso de Biscuit foi oferecido ao público feminino de nosso município. O mesmo foi realizado em parceria com a Escola de Educação Básica Frei Rogério, através do Programa Escola Aberta, aos sábado à tarde, durante os meses de maio e abril do corrente ano. Participaram do curso os beneficiários do Programa Bolsa Família, PETI, BPC, usuários dos benefícios fornecidos pelo CRAS e mulheres da comunidade em geral.











CURSO DE LEMBRANCINHAS DE BISCUIT PARA GESTANTES

O Curso de lembrancinhas para bebê, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, onde as gestantes participantes do "Grupo de Gestantes Raio de Luz" do município, confeccionaram cerca de 30 lembrancinhas cada uma, distribuírem no nascimento de seus bebês.








CURSO DE OLERICULTURA ORGÂNICA

O curso de olericultura orgânica foi realizado em parceria com a Escola de Educação Básica Frei Rogério, através do Programa Escola Aberta, onde foram realizadas aulas práticas e teóricas sobre o plantio de horta. Participaram do curso pessoas usuárias do Programa Bolsa família, PETI, BPC e usuários do CRAS, bem como pessoas da comunidade em geral.





O CRAS FAZ, O CRAS MOSTRA!

O CRAS - Centro de Referência de Ponte Alta do Norte, iniciou suas atividades em 01 de janeiro de 2010, na Rua Anercindo da Silva Calomeno, número 330, no segundo piso da Câmara Municipal de Vereadores, fone: (49) 32541112. Desde o início de suas atividades, o CRAS já ofereceu a comunidade norte-pontealtence diversos cursos, dentre eles os mencionados nas postagens posteriores.
Esses cursos além de qualificarem a mão de obra, tem como principal finalidade oferecer às famílias nortepontealtences oportunidade de melhorarem sua auto-estima, bem como sua renda familiar, proporcionando as mesmas oportunidade de crescimento integral enquanto pessoa.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

· O QUE É CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – é uma unidade pública estatal que atua com famílias e indivíduos na sua comunidade, visando orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar. O CRAS conta com psicólogos e assistentes sociais, está ligado às secretarias municipais de assistência social e é responsável pela articulação da rede no território de abrangência , tendo por referência as necessidades demandadas das famílias.

O QUE FAZ O CRAS?

O CRAS desenvolve os seguintes serviços inteiramente gratuitos: O PAIF – Programa de Atendimento Integral à Família – que representa um conjunto de ações continuadas desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Cabe ao PAIF a prestação de serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos e de convivência e o desenvolvimento de atividades coletivas para o fortalecimento dos vínculos familiares. Dentre os serviços oferecidos pelo CRAS temos: Atendimento aos usuários do BPC – Benefício de Prestação Continuada; às famílias do Programa Bolsa Família; às famílias do PETI ; Projovem adolescente; Carteirinha do Idoso e aos usuários do CREAS – Centro de Referência de Assistência Social. O CRAS vem oferecendo cursos profissionalizantes em parceria com SENAR e ESCOLA ABERTA, inteiramente grátis, basta que os usuários tenham interesse e participem, pois esses cursos visam uma melhor qualidade de vida aos munícipes e uma transformação em sua auto-estima, bem como no seu desenvolvimento intelectual e profissional, fazendo com que o ser humano se desenvolva por inteiro.

NOSSA EQUIPE PARA MELHOR ATENDÊ-LO:

· Mery M. de Oliveira Margoti. – Coordenadora .

· Euda Maria das Graças– Assistente Social .

· Sandra Aparecida Ferrarezi –Auxiliar Administrativa – Recepcionista.

· Ana Paula Varela – Auxiliar Administrativa.

· Noeli de Fátima Borges Bastos- Técnica responsável pelo Programa Bolsa Família.

· Marilene Alves Portela – Zeladora.

· Ana Maria dos Santos - Monitora .

· Psicóloga – Teremos uma profissional a disposição após o concurso público.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA

NO PERÍODO MATUTINO DAS 7:30 ÀS 11:30 hrs.

NO PERÍODO VESPERTINO DAS 13:00 ÀS 17:00 hrs.